top of page

Histórico

O curso de Mestrado em Farmacologia e Terapêutica Experimental foi criado em 1974, sendo o único curso de Pós-graduação em Farmacologia do Estado do Rio de Janeiro.

 

Renovando seu pioneirismo, o Programa (com Doutorado desde 2000) se tornou a única Pós-graduação da América Latina a integrar formalmente as disciplinas de Farmacologia e Química Medicinal.

 

Esta mudança de objetivo do nosso programa, consolidada com a reforma do seu currículo (2008) e a mudança oficial do seu nome (Farmacologia e Química medicinal), em 2009, vem amadurecendo há mais de 10 anos.

 

De fato, o interesse pelo tema de Desenvolvimento de fármacos surgiu em 1996 quando se iniciou uma aproximação com colegas da Química medicinal, concretizada em 1997 pela aprovação do projeto “Desenvolvimento de Fármacos: Química, Farmacologia e Toxicologia“ (PRONEX 41.96.0888.00), o primeiro projeto brasileiro deste porte com claro propósito de investir no trabalho interdisciplinar, nesta interface.

 

O Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) permite obter graus de Mestre e Doutor.

 

Os cursos de mestrado e doutorado são credenciados pelo Conselho Federal de Educação e reconhecidos pela CAPES com conceito 5. Ambos os cursos recebem novos alunos duas vezes ao ano, em seleções realizadas em Fevereiro e Julho.

 

Desde sua criação até Dezembro de 2015 já se formaram 219 mestres e 59 doutores.

 

Os cursos são regidos por um regulamento próprio, que obedece às normas da UFRJ e do Conselho Federal de Educação. 

Acesso à informação

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Bloco J - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ – CEP:21941-902

PPGFQM/ICB

Copyright 2017

Desenvolvido por Patricia Fernandes

bottom of page